sábado, 29 de maio de 2010

O Beija-mão

"O Padrinho" ("The Godfather", 1972) por Francis Ford Coppola

Alguns rituais foram sendo preservados ao longo do tempo. Um dos mais conhecidos é o beija-mão. Este gesto é originário dos tribunais espanhóis do século XVII, possivelmente como acto de submissão aos deveres de lealdade e fidelidade entre homens. O homem submisso demonstraria a sua submissão ao beijar o anel de sinete, que representa o símbolo de autoridade, do homem dominante.
Actualmente, este gesto ainda é usado por membros da classe política em relação ao cumprimento formal de senhoras, chefes das igrejas Católica e Ortodoxa e mais marginalmente, aos chefes de organizações mafiosas.

O Presidente do FC Porto foi recebido pelos seus deputados na Assembleia da República, como, de resto, costuma acontecer todos os anos. Claro que o local indicado para este tipo de cerimónias deveria ser o Estádio do Dragão, mas devido a problemas logísticos a recepção teve de ser feita no local do costume.
Como se pode inferir, estes deputados não são adeptos vulgares: Eles são do FC Porto. A utilização do verbo "Ser" dessa forma, pode ser desculpada a um vulgar adepto. No entanto, para os deputados, significa que eles e por extensão, a República Portuguesa, têm um dono. Neste caso, um alegado criminoso, mesmo que processualmente tenha sido absolvido.
Claro que se tornaria necessário salvar a República de gente deste tipo, que a controla e polui. Seria de bom senso que os cidadãos de preocupassem com esta canalha e libertassem tanto a instituição da Assembleia Parlamentar como a instituição do FC Porto desta corja de indivíduos que as mancha.

Para memória futura aqui ficam os nomes de alguns deputados que através deste tipo de manifestações, mantêm refém a nossa República.
Como se pode ver na reportagem da ligação acima, temos por exemplo, o líder parlamentar socialista, Francisco Assis, do Porto, apesar de ter ser eleito pela Guarda, e a sua camarada Glória Araújo, igualmente do Porto. Para além de Rosa Maria Albernaz, de Aveiro, a organizadora do evento, e do seu compatriota Vítor Fontes.
Do Partido Social Democrata vislumbram-se Hugo Velosa, da Madeira (um amor dividido, uma vez que também é propriedade de Alberto João Jardim) e Margarida Almeida, do Porto.

Sem comentários:

Enviar um comentário