quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Os humanos divertem-se

"Knowledge will forever govern ignorance; and a people who mean to be their own governors must arm themselves with the power which knowledge gives."
James Madison, político e filósofo norte-americano, considerado um dos "Pais Fundadores" (frase retirada daquele site que está sempre em baixo)

Tem de começar a desmoronar devagar. Não seria de um momento para o outro que alguns milhares de telegramas iriam demolir a civilização ocidental. O colapso da sua potência imperial pode esperar, agora que ninguém sabe o que fazer, dizer ou escrever com a informação disponível e a que está disponibilizada.
Se tal fosse transposto para a escala nacional, poderia assemelhar-se a escutas telefónicas entre corruptos, postas no youtube ou a conversas entre engravatados nos passos perdidos, sobre o método mais eficaz de delapidarem o país. Claro que elas existem, mas a voragem causa pouca comoção na populaça.
Tanto umas como outras não apresentam nenhum risco para a segurança dos cidadãos, tal como a descrição de que o Berlusconi é um tarado ou de que o Putin é um louco, também não. Ameaça à segurança nacional seria revelar a localização exacta dos dezoito submarinos americanos com capacidade nuclear. Estes aqui. Deste modo, é apenas um embaraço diplomático, para quem não sabia que os americanos dizem uma coisa pela frente e fazem outra pelas costas.

Existe a argumentação de que só os países ocidentais (e mais concretamente, o Império) é que são referidos nestas fugas de informação, enquanto que nações ilustres e amigas de Portugal, como o Irão, a Venezuela, a Líbia, a R.P. da China e a Coreia do Norte (já se esqueceram dos sete a zero) não são mencionadas. Existe uma resposta para essa argumentação e envolve a palavra "hipocrisia".
Não vou assim tão longe ao ponto de relembrar o "Eixo do Mal" bushiano, sustentáculo paradigmático da Guerra ao Terror, mas o vir a lume destes documentos deixa os lacaios conservadores do nosso país com pouca capacidade de conseguirem atirar areia para os olhos das pessoas. Falta-lhes talvez, um conglomerado de comunicação social com a força de uma Fox, ou qualquer outra coisa de semelhante, de onde este tipo de políticos possa lançar as sua fatwās sobre Assange e a sua wiki. Claro que esta espécie de gente pode apelar a este tipo de actos criminosos, uma vez que é a própria Hipocrisia de Estado que lhes dá esse tipo de aval.

Sem comentários:

Enviar um comentário