sexta-feira, 11 de março de 2011

Magnitude

Os sismos estão de tal forma enraizados na alma nipónica que a narrativa de uma animação de 2009 parte da probabilidade de que um terramoto de elevada magnitude possa ocorrer em Tóquio.
Tokyo Magnitude 8.0 (東京マグニチュード8.0) descreve o que poderia acontecer nesse tipo de desastre natural, um sismo com um epicentro situado numa fossa oceânica a 25 km de profundidade.
A série em si é bastante emotiva e a descrição do fenómeno é bastante realista.

Apesar de ser um povo habituado às manifestações sísmicas, ninguém consegue estar verdadeiramente preparado para um terramoto como o que aconteceu agora em Sendai, no norte do Japão. Este sismo foi o mais forte a atingir o país desde que há registo, e o sétimo a nível mundial.

日本人にポルトガルからの抱擁

1 comentário:

  1. Achei deplorável o tratamento que alguns jornalistas deram às notícias do sismo aqui por terras de sua majestade Dizia um jornalista (que estava tão mal informado que foi imediatamente desmentido pelo geofísico que convidou para o jornal) que o povo nipónico não estava preparado para o terramoto e isso podia-se testemunhar pela destruição causada. Eu questiono-me, se eles não estavam quem estava? Estavam tão bem preparados desde o ponto de vista das infraestruturas até ao ponto de vista psicológico que o terramoto "só" causou aquele número de mortes (se bem que ainda vai aumentar devido aos desaparecidos). Noutro país que tivesse investido menos na prevenção este terramoto ia ter consequências muito mais desastrosas...agora o que é impossivel é esperar que uma catástrofe destas não causasse danos! Viva os japoneses!

    ResponderEliminar