terça-feira, 12 de abril de 2011

Métodos de acção para uso dos precários

Análise metodológica destinada aos jovens que se manifestaram contra a precariedade e que ainda não compreenderam a forma de entrar dentro do sistema.


1. Ser hipócrita

Ao contrário da mentira, que é uma afirmação falsa assumida como verdadeira, com a intenção de enganar o próximo, a hipocrisia é um estado de incongruência entre aquilo que uma pessoa sente e o que essa mesma pessoa professa publicamente, geralmente num tom de crítica alheia.
Caso o precário esteja pouco à vontade com este paradoxo moral devido a escrúpulos, aconselham-se umas aulas de representação teatral e de estudo da retórica até esse problema se encontrar resolvido.


2. Filiação partidária

Depois de dominado o ponto 1, estará assegurada a condição essencial para ingressar num dos principais partidos políticos, que são a base da ficção do sistema democrático. Em primeiro lugar, escolher um dos partidos do "arco governamental" (Partido Socialista, Partido Social Democrata e Partido Popular) sendo este último o que irá menos vezes ao pote, embora a ascensão pessoal no seu interior esteja facilitada devido ao facto de ter menos militantes do que os outros dois.
Caso o precário seja jovem, deverá optar por uma das juventudes partidárias, que são um género de incubadora que lhe formatará as ideias, sendo a Juventude Social Democrata a mais conceituada, pois os três líderes partidários do referido arco foram seus militantes, e um deles até foi seu presidente.


3. Empregar-se numa instituição do Estado

Após escolher o partido a que se quer pertencer e de aprender a respectiva cartilha (que vai desde o Estado-providência e Terceira Via do Partido Socialista, ao mercado livre neoliberal do Partido Social Democrata e ao conservadorismo e tradicionalismo do Partido Popular) o precário tentará negociar, sempre antes das eleições, o instituto que melhor satisfizer a sua própria (in)competência profissional.
As melhores carreiras profissionais com objectivos políticos encontram-se na advocacia, que permite um lobby no hemiciclo para aprovar as leis que favoreçam os respectivos clientes, ou na gestão empresarial, que melhor encaminhará o precário para uma instituição bancária dos seus correlegionários.
Caso não tenha as habilitações necessárias, poderá sempre ignorar essa falta de currículo, uma vez que a prática comum não responsabiliza esse tipo de procedimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário