quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Aleivosias culturais

Antes de mais o caso Maitê é uma questão cultural.
Facto: A actriz é uma representante da cultura e das artes do seu País. Tem portanto uma responsabilidade acrescida todo e qualquer acto seu.
Não me vou alongar sobre o significado esotérico do 3 invertido, nem sobre as restantes alarvidades históricas que proferiu. A ignorância das outras pessoas não é algo que me surpreenda por aí além.

Aquilo que realmente me causou algum espanto foi a forma leviana como foi tratada a fonte do claustro, onde outrora os monges lavavam as mãos num ritual de purificação e cujo leão é o símbolo heráldico de S. Jerónimo. Não se trata portanto de uma simples fonte.
Tal profusão de saliva causa-me algum nojo, embora isso tenha mais a ver com uma questão de educação.
Eu entendi a ideia da tentativa de imitação do fontanário, mas só uma cabeça demente poderia encontrar alguma piada naquilo.

Agora a questão principal: O porquê da difusão desta reportagem no tal programa televisivo?
Aqui entra o estatuto da actriz. Como é do conhecimento geral nestas coisas dos artistas, o estatuto conta muito. Muito mais do que o próprio talento em si, que no caso e como se pode confirmar, é pouco ou nenhum.
Mais estranho ainda é ficar por apurar o porquê deste caso vir a público neste momento, cerca de dois anos após a sua transmissão televisiva.

Após a divulgação do vídeo na Internet, este recebeu de uma forma inteiramente justa as mais ricas reacções em português vernáculo, o que contribuiu para a aprendizagem por parte de alguns brasileiros de vocábulos tão belos da nossa língua que me escuso agora a citar.

A actriz sem se dar conta da magnitude daquilo que desencadeou tentou atenuar com o argumento da falta de humor a causa de tal indignação, demonstrando altivez e zero de arrependimento e cuspindo novamente em todos nós.
Curiosamente o factor da menopausa (que sem dúvida, lhe deve estar a afectar o cérebro) quase não foi referido em lado nenhum.

Isto é efectivamente uma Causa, o desrespeito a que o País foi sujeito uniu os portugueses, o que deveria levar em teoria, a que este acto fosse sancionado severamente por ambos os países e considerar como persona non grata no nosso país Maitê Proença, Mônica Waldvogel, Betty Lago e Márcia Tiburi.

Se a vontade dos patriotas for superior à sua capacidade de resignação a unica forma de parar esta onda de choque e indignação será ver o esfíncter da referida senhora ser completamente destruído em publico, uma vez que a sua reputação já o está.

Link para aderir à Causa

Link para o Abaixo-Assinado

3 comentários:

  1. oras aqu está um texto ao qual não posso virar a cara de modo algum. Vi hoje o videozinho dessa ratazana no youtube e não me abstive de comentar (coisa que normalmente não faço naquele site). A cena que mais me impressionou foi a da fonte. Como é possível... Tal como disse já noutro blog (Poesia de WC, caso queiras visitar), achei horrível, desprezível, e mais coisas terminadas em "ível" que agora não me ocorrem, mas que decerto existem. Como lá disse, estive também para opinar esta coisa no Antro, mas achei que nem devia valer a pena, já que o referido video e, ao que parece, vários blogs, me estão a poupar esse trabalho. Não vou sujar o meu Antro com coisas/pessoas/wtv que nem valem a pena. (Antes um tema relativo ao Livro da Face...)
    Isto tudo pra dizer que "este post está cá dentro".

    ResponderEliminar
  2. Folgo em ler este tema de curral abordado por outro ângulo. De qualquer forma, não acho a senhora merecida de toda a atenção que está a ser alvo.

    ResponderEliminar
  3. :o bgda! tb ja tive o MeuEspaço e apaguei-o, tal como fiz c o olá-cinco e se calhar farei c o twitter. concordo com as pessoas serem vazias ao ponto de definirem alg pelo profile de um Livro da Face, mas é a sociedade em q estamos e, em parte, elas n tem culpa... :s

    ainda bem k gstaste do da e visitas o Antro. Acho q só faz bem à saúde física e mental de qq um. Ou se calhar nao.


    (a parte final do teu comment,do twitter, arrancou me um lole!! xD)

    ResponderEliminar