quinta-feira, 22 de outubro de 2009

"...e então ele matou Abel"

O livro do Génesis sempre teve um certo fascínio em mim, possivelmente pela serpente do Éden, essa antepassada promotora do conhecimento e do desafio pela autoridade que permitiu aos humanos darem esse salto cultural conhecido como revolução do Neolítico.
Com efeito, a sedentarização levou à competição interpessoal, e daí até ao homicídio é um passo.
Até aqui nada de novo.

O escritor José Saramago resolveu escrever sobre o tema, o que se compreende uma vez que é escritor. Pensei eu que a pouca originalidade referida não fosse um grande abono, apesar de considerar o tema bastante interessante.
A polémica permitiu-me constatar o que já desconfiava.
Primeiro, não existe abertura por parte desta sociedade para a discussão de temas sérios.
Segundo, qualquer pessoa que tente discutir esses temas é submetida a uma cortina de indiferença, ignorância ou de areia atirada para os olhos ou de tudo isto ao mesmo tempo.

A questão da cidadania é um bom exemplo. Ao ver certo indivíduo a questionar-se sobre o caso pensei tratar-se de alguém com algum tipo de atraso de ordem neurológico, mas eis que então observando melhor, reparei que se tratava de um eurodeputado, o que me permitiu somente qualifica-lo de aventesma.
O Cavaquismo sempre lidou mal com a figura de Saramago. Sem estar a referir as desavenças sobejamente conhecidas entre o Todo-Poderoso Aníbal e o escritor, deixou-me perplexo essa ridícula terceira figura em bicos de pés a tentar confrontar o Nobel.

Faz-me confusão este apego à doutrina, que é injectado sob a forma de liturgocaína nas mentes e corações dos fieis. Claro que o partido comunista faz o mesmo com os seus, apenas substituindo o dogma teológico pelo ideológico.
Rejeito a atitude de acreditar sem questionar, embora isso seja a base da Fé.

Já é a segunda polémica em duas semanas a envolver um caso de patriotismo, para gáudio da turba (eu incluído).
Será que há aqui algum vírus a provocar isto? E qual é que vai ser a polémica para a semana?

2 comentários:

  1. Antes de mais deixa-me dizer-te que partilho da mesma ideia quanto à real besta do eurodeputado.
    Quanto às criticas a Saramago; tiro-lhe o chapeu (a Saramago) visto ter revelado mais uma vez uma incrivel inteligencia pela forma como conseguiu tanta publicidade gratuita, tendo em conta a idade avançada e em ter escrito sobre esse tema que, embora ninguem diga, fascina a todos. Ainda mais sendo que o dito livro terá sido escrito apenas em 4meses que, mesmo para quem nao utiliza a pontuação, acredito que seja tempo record.
    No que toca à igreja; nao agiram de outra forma senao a previsivel (relembro o pânico em torno do Codigo de DaVinci). Já é mais que conhecida a incapacidade do clero de aprender visto o seu passado e as suas atitudes no quotidiano.
    O que me surpreendeu foram todos os outros imbecis que, sem sequer lerem a obra, decidiram criticar ao desbarato. Coisa que ainda hoje estou para saber como se elabora uma critica sem ter o minimo conhecimento de causa.
    Na minha opinião, apesar de achar uma escrita algo pesada, gosto bastante deste senhor e tenho orgulho que ele seja portugues (nao gostava que isso mudasse). Quanto ao livro per si, ainda nao tive a felicidade de o ler mas, assim que me for possivel vou le-lo para nao tirar conclusões precoces como os demais e concerteza nao me vou esquecer de aqui vir deixar uma laracha, se me for permitido.



    Cumprimentos


    ps.
    a minha aposta para a polémica desta semana, visto que "tá de chuva" serão as cheias pra variar...
    e as previsiveis criticas da nomeação do novo governo, mas isso tambem nao será novidade nenhuma.
    (opto nao falar de futebol que neste país ja há quem fale por mim e por toda a populaçao mundial)

    ResponderEliminar
  2. Todas as larachas são bem vindas!
    Agradeço os contributos e a visita. O meu prognóstico vai para algo mais blasfemo do que esses assuntos, que são sem dúvida importantes.

    Tenho visto que há uma série de blogues a falar de futebol, mas tento ser parcimonioso na abordagem desse assunto ou é o descalabro.

    ResponderEliminar