domingo, 18 de outubro de 2009

Not a member yet? Click here to join! (Help)

Antes de mais, uma actualização. Pelos vistos o problema do texto anterior resolveu-se a si mesmo. Estava à espera que a polémica se estendesse por mais tempo, mas deve-lhe ter faltado um soundbyte (que sempre é mais eficaz nesse particular) para que a onda chegasse mais longe.

Posto isto, o propósito deste escrito é contribuir com a talvez irrelevante e desinteressante experiência que tenho do fenómeno das redes sociais.
A Internet pela sua facilidade de acesso e uso (enfim pelo menos para alguns) tornou possível novas formas de interacção entre pessoas.

Vou em primeiro lugar escrever um pouco sobre as comunidades online que já experimentei:
Blogger. Blog host onde espero que alguém esteja a ler isto. As razões para o ter criado estão no primeiro texto que escrevi.
deviantART. Comunidade artística. Aprecio bastante, apesar da minha indolência não me permitir ser mais assíduo.
IMVU. Instant messaging com a possibilidade de criação de um avatar tridimensional. Conceito interessante, embora prefira o Messenger.

Em relação às redes sociais. Aquelas que tenho ou já tive:
Facebook. É provável que seja o futuro, conseguiu destronar o myspace, o que não é de somenos e continua cada vez a crescer mais. Tenho de reduzir o meu uso do Farmville senão enlouqueço. As aplicações são extremamente viciantes.
Hi5. O rebanho tuga. Azeite com fartura. Mais permeável do que uma saqueta de chá e que gera mais lixo do que um aterro sanitário. Praticamente inútil, apesar de quase todos o terem.
MySpace. A forma que o Tom Andersson encontrou para fazer fortuna à conta dos Emos. Muito americanizado.
Eficaz para quem tem uma banda de garagem e quer massacrar amigos e conhecidos com convites até à exaustão para estes comentarem os seus temas musicalmente irrelevantes.
Bebo. Quase igual às anteriores. Criei um perfil após um convite de uma amiga que se encontrava a ressacar pelo facto do Myspace estar indisponível durante uma semana. Posteriormente apaguei.
Netlog (anteriormente conhecida como Facebox e Bingbox). Tinha um perfil no Blingbox que apaguei, depois criei um no Facebox, o que me causou alguma confusão quando o Facebook surgiu. Apesar de ainda ter o perfil, o meu interesse nesta rede é próximo do zero.
WAYN. Poderá ser útil para quem anda a viajar pelo mundo, o que infelizmente não é o meu caso.
Zorpia. Menos que zero.

Aquelas que não tenho (mas que poderia ter, ou talvez não):
Vampirefreaks. Comunidade potencialmente interessante para quem aprecia goth rock e industrial.
MyAnimeList. Para quem gosta de manga e anime.
Last.fm. Internet radio. Apesar de não ser uma rede social, disponibiliza um bom serviço de radio, que actualmente parece que funciona somente através de subscrição.
oBRkut. Não tenho, nunca tive e faço questão de não vir a ter, por razões óBRvias.
Sonico. Tagged. imeem. Não, não e não. Idem aspas.
Twitter (familiarmente conhecido como Piu Piu). O fim da privacidade online. Agora já se pode actualizar o estado a partir da retrete e sincroniza-lo com as restantes redes sociais. Bendita tecnologia.

No fundo e apesar dos receios orwellianos de todos estarem a disponibilizar uma base de dados para usufruto da Google, Microsoft, Yahoo! ou sabe-se lá mais quem, existirão cada vez menos a não querer estar ligados em rede de uma forma ou de outra.

1 comentário:

  1. como em tudo, exageros não são saudáveis. quando bem usadas, algumas redes sociais são bastante úteis. Podem ajudar a reencontrar um velho amigo de quem perdemos o contacto, podem ser usadas como exposições online de fotografia ou outro tipo de trabalhos ou até mesmo como portfolios... e por aí fora. o limite é a imaginação. ou a falta dela ;)

    ResponderEliminar