quarta-feira, 19 de maio de 2010

Sob(re) Palavras

Ao ouvir falar sobre a origem da palavra "canção" fiquei interessado e resolvi investigar mais sobre o tema. A etimologia é uma ciência que revela muito acerca do modo como os povos entendem determinado conceito e a forma como este evolui no pathos emocional de cada povo.
A palavra canção seria assim, o que resta dos pequenos pedaços da tragédia grega. Do grego, tragodia, literalmente "canção de cabra", tragos (cabra) + oide (canção). O que faz sentido uma vez que a tragédia acaba por ser a evolução do drama satírico, onde os actores se vestiam de pele de cabra, representando sátiros, criaturas animalescas que encarnam o desejo animal e lascivo presente no ser humano, muitas vezes causa de sofrimento.
Uma vez que "tragédia" já engloba o termo oide na sua composição, seria natural que a origem desta palavra fosse anterior. De facto, o termo oide refere-se a uma canção lírica. A contracção aoide do verbo aeidein (ouvir cantar) que se relaciona com aude (ouvir) uma vez que o objectivo deste tipo curto de poemas era serem cantados. O termo está presente também em "melodia", melos (parte) + oide.

O acto de cantar encontra a sua raíz no latim cantare, que por sua vez, provém da base kan, que encontramos na maioria da linguas indo-europeias, como por exemplo na palavra grega eikanos (galo) literalmente a "ave que canta para o alvorecer".
Este termo está presente na palavra "encantamento" que é um tipo de feitiço mágico com carácter permanente ligado a determinada pessoa, objecto ou local. As palavras em si tinham outrora um determinado poder e o carácter mágico destas era então bastante valorizado, sendo a principal forma de praticar magia, como um mago que já tenha sido silenciado bem sabe.

Sem comentários:

Enviar um comentário