sábado, 10 de julho de 2010

Azeite a mais...

Apesar de serem uma banda de referência para mim, fico com a sensação de que Faith No More era nos anos noventa, mas devo ser o único. Hoje em dia parece que falta qualquer coisa. Algum tipo de relevância artística e conceptual, isto sem querer teorizar em demasia.
Claro que a execução é irrepreensível, como o demonstraram na edição deste ano do Alive, mas o protagonismo excessivo do chamado kitch faz-me um pouco de impressão.
Após a marca que deixaram na história da música rock, os FNM já nada têm a provar, embora o lado crítico de um melómano continue a esperar por uma demanda eterna por inovação, numa banda que, de qualquer forma, sempre foi bastante aberta a vários tipos de influências ao longo da sua carreira musical.

Na minha opinião, o mais brutal de todos os temas dessa noite foi o "Cuckoo for Caca", e cada vez mais, considero o "King for a Day" o melhor álbum deles, apesar do contributo seminal do "Angel Dust". A maior parte do relembrar de velhas glórias em que os FNM estão hoje transformados pertence a esse álbum de '95. Tanto o maltratado "Just a Man" como o "Evidência" (assim mesmo, em proto-português) e aquela dedicada ao Cristiano, sobre carros desportivos. Em seguida, os singles do "Album of the Year" e mais umas quantas do "The Real Thing" e a festa fica feita.
Concluindo, gostava mais do Mike Patton dos anos noventa (o do "vinho verde") em vez do "azeiteiro" actual que vocifera impropérios em catadupa (até perder a piada) para gáudio do público, que de uma maneira geral, gosta de azeite.


Imagem de Manuel Lino

Sem comentários:

Enviar um comentário