terça-feira, 21 de setembro de 2010

Relembrando Jaco

John Francis "Jaco" Pastorius (1951 - 1987)

Passam hoje vinte e três anos da morte de Jaco Pastorius. Provavelmente o mais influente e carismático baixista de todos os tempos, na história da música. Desde que o baixo-eléctrico foi inventado algures nos anos trinta, que nunca houve, e possivelmente nunca mais haverá, alguém com a sua mítica proficiência. A qual pode ser comparada à de Jimi Hendrix em relação à guitarra, e com a semelhança de ambos os músicos terem conhecido um fim prematuro.
Sofrendo daquilo que hoje é dia é reconhecido como bipolaridade, de cujos estados a sua criação musical tem algo a dever, Pastorius abraçou a um dado momento, um tipo de comportamento errático, que o levou ao álcool e aos anti-depressivos, à medida que a sua saúde se ia deteriorando.

Tudo acabou em Fort Lauderdale, na Florida. Jaco tinha sido expulso de um concerto de Carlos Santana, tendo-se dirigido em seguida para o Midnight Bottle Club com a sua excentricidade e temperamento. A sua entrada nesse estabelecimento é recusada, o que faz com que Jaco pontapeie a porta de vidro. Segue-se uma violenta altercação com o porteiro, que resulta em múltiplas fracturas dos ossos faciais e do braço esquerdo, tendo ficando inanimado no passeio durante um certo tempo.
Ao ser levado para o hospital, Pastorius entra em coma, e apesar de uma certa recuperação inicial, uma hemorragia cerebral uns dias depois torna-se fatal. Jaco Pastorius tinha-nos deixado. Tinha apenas trinta e cinco anos.

Jaco Pastorius (with Weather Report) - Portrait Of Tracy

Sem comentários:

Enviar um comentário