sábado, 18 de dezembro de 2010

Maria, La Embarazada


Maria Brink e Christina Aguilera

As cantoras norte-americanas Maria Brink e Christina Aguilera nasceram quase no mesmo dia de Dezembro, embora em anos diferentes (1977 e 1980 respectivamente). Nesta altura de Dezembro celebra-se a Anunciação. Uma festa que celebra a Expectação do Parto de Cristo. Em Portugal é conhecida como o culto a Nossa Senhora do Ó, assim designada devido ao facto das antífonas, ou coros litúrgicos que se cantam nas vésperas serem iniciadas pela exclamação "Oh!".
Tanto Maria como Christina já foram mães. Maria, no início dos anos 90 e com apenas 15 anos, tornou-se mãe de Davion, enquanto que Christina deu à luz Max Liron Bratman, em 2008, depois de já ter cinco álbuns editados. Na altura em que se encontrava no final da gravidez foi fotografada para a revista Marie Claire por Ruven Afanador.

Segundo a iconografia ocidental, Cristo é representado como um indivíduo louro, para melhor ser recebido pelas populações de origem europeia. A sua contraparte feminina, de mãe e amante, chamava-se Maria, a adorada, enquanto que o nome Cristina significa literalmente "seguidora de Cristo".

Sem comentários:

Enviar um comentário