quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

A Piada do Ano

Para Person of the Year, a revista Time ter escolhido Zuckerberg em vez de Assange, o justo e democrático vencedor. Vou propor que este último seja nomeado para Nobel da Paz ou para o Prémio Confúcio, para compensar.
A Inteligência é definida enquanto recolha de informação que pode ser utilizada enquanto meio de controlo das pessoas ou entidades. O Facebook de Zuckerberg é uma vasta base de dados ao dispor de agências de segurança e empresas comerciais a troco de uma remuneração adequada. Informação essa que é disponibilizada pelos próprios utilizadores.
O tipo de dados apresentado pelo Facebook é mais user friendly para o Poder, uma vez que mantém as massas sob o seu controlo, ao invés desse mesmo Poder ser controlado pelas pessoas. A informação que consta no Wikileaks veio preencher um nicho de mercado disponível, onde existia a vontade de a conhecer e por outro lado, a capacidade de a divulgar.

Claro que essa wiki envolve recursos financeiros elevados e existe do mesmo modo, uma campanha, tanto para denegrir como outra para promover o Julian Assange. No entanto, a Time deveria ter algum respeito pelos seus leitores e pelo público em geral, embora a eleição de Adolf Hitler, em 1938, de Joseph Stalin, em 1939 e 1942, do rei Faisal Al Saud, em 1974, de Ronald Reagan, em 1980 e 1983, de George W. Bush, em 2000 e de Vladimir Putin, em 2007 revele um pouco sobre aquilo que significa ser Person of the Year para a revista Time.

Imagem da Boing Boing

Sem comentários:

Enviar um comentário