quinta-feira, 17 de março de 2011

Espremer até à última gota

Feliz dia de São Patrício. O santo que baniu todas as serpentes, um símbolo dos druidas, da Irlanda. Medo. Vamos ao bar irlandês, aquele que fica a seguir ao salão helénico, antes da casa de flamenco. Ide pois, buscar todas vossas moedas de um e dois cêntimos.
Ainda não percebi porque não declaramos falência, se estamos na bancarrota? Porque razão se usa a expressão "ajuda externa", quando não se trata de nenhum tipo de auxílio, ou porque se diz que o fundo é de estabilidade, se a única coisa estável dentro de um buraco é a terra que nos vão deitando em cima. Espremei até à ultima gota depois de chuviscar e esperai por um duende com um pote de ouro no fim do arco-íris. A sério que eles existem.

Sinead O'Connor & the Chieftains - The Foggy Dew

Imagem: RoadKill

3 comentários:

  1. Tenho uma profunda admiração pelo povo irlandês, num tempo em que tanto se fala dos males do colonialismo ninguém fala das atrocidades que os ingleses infligiram (e continuam a inflingir) aos irlandeses. Coitados estão tão na merda como nós! Mas sabias que o salário minimo na Irlanda são 1200 euros?

    ResponderEliminar
  2. A maior discrepância salarial na Europa deve ser provavelmente em Portugal. De qualquer forma, os irlandeses já estavam a levar cortes nos salários antes do bailout.

    ResponderEliminar
  3. Sim sem dúvida, não quis com isto dizer que eles ganhavam muito bem...Até porque eles seguem muito os preços praticados no Reino Unido (o maior exportador para a Républica da Irlanda, que é o que estava a falar). E o custo de vida por cá é tudo menos baratinho. Portanto na práctica 1200 euros para eles são o equivalente a 800 para nós (mais coisa menos coisa). Eles estão a sofrer muito também devido à pressão inglesa. Ontem fomos a um pub irlandês e deram-nos um chapéu espectacular...hehe...mas infelizmente não vi nenhum duende com um ponte de ouro, talvez porque só tenha bebido uma pint ou então porque o tempo aqui está sempre tão enublado que é dificil veres arco-íris...

    ResponderEliminar