sábado, 23 de abril de 2011

Portugal antigo e Portugal moderno

A riqueza cultural de uma nação, mais do que de um país, revela-se no facto de conseguir fazer as pazes com o seu passado e valorizar os seus ícones. O esvaziamento da psique popular, que permite que apareçam projectos musicais sem o mínimo de qualidade, está na forma totalmente criminosa como fizeram a lobotomia ao passado musical português. Algo que não permite a evolução de formas nem de estilos, e que faz com que os actuais músicos portugueses se encontrem órfãos de uma continuidade, ou que indevidamente se apropriem de legados artísticos que deveriam ser respeitados de uma forma digna.
Aqui fica o meu obrigado a João Maria Tudela, por tudo o que representou para a música portuguesa e de matriz perfeitamente internacional e cosmopolita que se fazia nos idos de sessenta. A minha singela homenagem a alguém a quem os músicos portugueses muito ficariam a dever, se este país tratasse melhor as pessoas que o merecem.

A honestidade e a ética musical revelam-se na atitude que cada músico tem com o próprio trabalho que desenvolve. Na sociedade moderna, os valores do mercado impõem o marketing e o merchandising de produtos musicais e a vacuidade do seu conteúdo, da sua forma, imagem e aparência, sobre aquilo que deveria realmente interessar, que é a genuína transmissão de sentimentos através de algo tão poderoso como a expressão musical.
Pode-se argumentar que o profissionalismo implica esse tipo de venda da alma, mas essa nunca foi a abordagem que tive em relação à música. Uma das minhas primeiras fontes de inspiração foi o Zé Leonel, conhecido por ter sido um dos primeiros vocalistas dos Xutos, antes destes se terem tornado no monstro que são hoje e de ele próprio ter conseguido algum sucesso comercial.
Agradeço o seu apelo para que os músicos, que muitas vezes têm de fazer todo o tipo de esforço para mostrar o seu trabalho, nunca desistam.

1 comentário:

  1. Curiosamente só conheci este senhor devido à série da RTP Conta-me como foi, que tem esta música em especifico dele mas também outras por ele escritas porque nunca tinha ouvido falar dele anteriormente...o que demonstra exactamente ao que te estavas a referir!

    ResponderEliminar