domingo, 22 de maio de 2011

Guia auxiliar para a campanha eleitoral

Todos os conceitos apresentados em seguida foram desenvergonhadamente sacados à wikipedia e traduzidos para português, sendo posteriormente utilizados em conversas entre amigos, com o objectivo concreto de dar a pala do cagão.

Demagogia
(δῆμος demos, "povo" + ἄγειν agein, "liderar")
Estratégia para ganhar poder político apelando às emoções. Nomeadamente através dos preconceitos, medos, vaidades ou expectativas do público.
O método utilizado é a retórica apaixonada ou a propaganda (ver abaixo) com recurso frequente a temáticas nacionalistas, populistas (ver abaixo) e religiosas.

Propaganda
Forma de comunicação que visa influenciar a atitude do público relativamente a uma determinada causa ou posição. O exacto contrário de imparcialidade ou objectivismo.
Os factos são apresentados de forma selectiva, muitas vezes omitindo factos importantes para se chegar a uma síntese pré-definida ou agenda, produzindo uma reacção emocional (em vez de racional) à informação apresentada.

Populismo
Ideologia política e tipo de discurso que lhe é inerente.
Este tipo de retórica compara o Povo contra a Elite, tentando assim ganhar influência junto deste, através do recurso à demagogia.
A Elite é um pequeno grupo, dominante numa determinada sociedade, cujo estatuto privilegiado é invejado por outros indivíduos que se encontrem num patamar inferior.

Non sequitur ("não segue")
A conclusão de um argumento não segue as suas premissas. A conclusão pode ser verdadeira ou falsa, mas a argumentação é falaciosa devido à falta de conexão entre a premissa e a conclusão. Todas as falácias formais são um caso específico de non sequitur.

Ignoratio elenchi ("ignorância da refutação")
Falácia de relevância. Muito utilizada. Argumentação que até poderá ser válida, mas que não se destina ou é irrelevante para o assunto em questão. Mudança de assunto.

Ad hominem ("ao homem")
Ataque pessoal, com o objectivo de invalidar a argumentação adversária. Pode recorrer ao insulto ou ao menosprezo, salientando falhas de carácter que são irrelevantes para a argumentação.

Envenenar o poço
Tipo de ad hominem onde é apresentada informação adversa em relação a uma pessoa-alvo, com o objectivo de desacreditar tudo aquilo o que essa pessoa-alvo possa dizer.

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