terça-feira, 17 de agosto de 2010

Ruivas

Rachel Hurd-Wood, como Laure Richis

Existe algo nas mulheres com o cabelo da cor do fogo que é difícil de explicar. A própria mitologia em torno do tema transformou-as em seres temperamentais e provocantes, cujo desejo sexual animalesco era incontrolável e abalava as fundações das sociedades onde estes indivíduos eram a excepção à norma.
Analisando este tema de uma forma mais científica, chegamos à conclusão que anda tudo à volta de percentagens diferentes de feomelanina e eumelanina, bem como dos genes recessivos do cromossoma 16, o que parecendo mais prosaico, não deixa de ser intrigante.

Provavelmente, o único livro que li, do qual não vi a respectiva adaptação cinematográfica, seja "O Perfume" de Süskind. A minha opinião em relação ao livro é ambígua. Apesar de conter uma narrativa bastante atractiva e cativante (com uma magnífica descrição de paisagens, tanto visuais como olfactivas) o facto de ter aquele final inusitado fez com que me deixasse pouca consideração por essa obra literária.
Mas no fundo, o que é um final? Será um embrulhar literário na descrição de uma viagem (tanto física, como num certo sentido, espiritual) que se vem prologando ao longo do livro, ou este Gainax Ending era suposto ter algum sentido, já que se desenrola no mesmo local onde a história começa, fechando assim o círculo e rematando uma conclusão ao protagonista assassino?

Na demanda em busca do perfume perfeito, que leva o assassino até junto de Laure (cujo cheiro o faz relembrar a sua primeira vítima) é revelador o facto de ambas as jovens serem ruivas e terem um cheiro diferente das restantes personagens.
Essa fragrância suave, entre a brisa marítima, o óleo de noz, os ramos de nenúfares e as flores de damasqueiro, excitava as células olfactivas do protagonista e diferenciava tal aroma dos restantes odores banais ou repugnantes.
Neste caso, mais do que a inocência, a beleza ou o suposto aspecto temperamental, está a raridade e o requinte primoroso da rapariga ruiva, que inexoravelmente atrai o assassino, no seu comportamento amoral, ao seu destino quase divino, de espalhar o amor. Fabricando a feromona mais potente a partir da sua essência ruiva, cuja simples gota é suficiente para desencadear uma orgia entre milhares de pessoas.

Sem comentários:

Enviar um comentário